SUSTENTABILIDADE

Desde 2009 somos certificados pelas normas ISO 9.001 e ISO 14.001 sendo administrado pelo Sistema Gestão Integrada da empresa.

Essas normas estabelecem requisitos através do Sistema de Gestão Integrado que auxiliam a gestão dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do desempenho dos fornecedores, a verificação da satisfação dos clientes, gestão de resíduos e cumprimento das normas legais, promovendo a sustentabilidade em suas atividades num processo de melhoria contínua.

OLEO OLUC

´

Cuidados com o óleo lubrificante usado:

Você sabia?

Depois de refinado novamente, o óleo lubrificante pode ser reutilizado sem preocupação. Isso porque cerca de 80% do óleo básico é extraído após esse processo.

Para que o re-refino seja possível, é importante que o óleo seja descartado e coletado de forma correta, deixando de causar danos à saúde pública e à economia.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), através da Resolução nº 362/2005, define que a coleta e o re-refino são destinos obrigatórios dos Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados (OLUC).

Por isso, retire os resíduos do motor e armazene o produto com segurança usando coletores. Caso tenha uma grande quantidade de óleo, entre em contato com a empresa coletora mais próxima!

Os estabelecimentos também devem informar aos clientes sobre os cuidados necessários com o produto.

JOGUE LIMPO

O Jogue Limpo é o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes.

O PROGRAMA

O Jogue Limpo é um sistema de logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes associados, dentre eles a Lubri-Motor’s. Esse serviço é oferecido gratuitamente para os pontos geradores cadastrados.

O instituto é responsável pela logística de cadastramento e recebimento das embalagens pela administração das centrais de armazenagem, além de contar com uma frota de caminhões equipados com alta tecnologia, que atendem a todos os requisitos de segurança, controle e cuidado com o meio ambiente.

 

Estes veículos são dotados de sistemas de monitoramento, que permitem o acompanhamento de suas rotas e das informações relativas ao peso do plástico recebido nos pontos geradores cadastrados. No ato do recebimento da embalagem é entregue um comprovante ao gerador e essa informação do peso é transmitida em tempo real, através da leitura do código de barras pelo smartphone disponível em cada caminhão.

COMO FUNCIONA?​

Após o consumidor trocar o óleo do carro, em postos ou revendas Lubri-Motor’s cadastradas, as embalagens plásticas de lubrificantes usadas são drenadas e armazenadas em sacos plásticos transparentes. Posteriormente, essas embalagens são entregues ao Sistema de Recebimento ou às Centrais de Recebimento, que são contratadas pelo Jogue Limpo. Os sacos são pesados em balanças eletrônicas e os dados são transferidos para o site do Jogue Limpo. Esses dados são disponibilizados, por senha de acesso, às agências ambientais municipais e estaduais. Para os pontos cadastrados, é disponibilizado um extrato dos recebimentos, bastando digitar o CNPJ na página inicial do site.

REGRAS

Um dos maiores desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme estabelecido na Lei 12.305/2010, é fazer com que cada elo da corrente exerça o seu papel na responsabilidade compartilhada na logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas:

10.png

O CONSUMIDOR:

Deve devolver a embalagem usada aos canais de comercialização onde foi adquirida, preferencialmente.

10.png

OS COMERCIANTES VAREJISTAS:

Devem receber as embalagens entregues pelo consumidor e armazená-las de forma adequada, em conjunto com aquelas geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o Sistema de Recebimento ou encaminhando-as diretamente às Centrais de Recebimento do Jogue Limpo.

10.png

OS COMERCIANTES ATACADISTAS:

Devem receber o material de seus clientes revendedores ou consumidores e armazená-lo de forma adequada, em conjunto com aquelas embalagens geradas em seu próprio estabelecimento, dispondo-as para o Serviço de Recebimento ou encaminhando-as diretamente às Centrais de Recebimento do fabricante.

10.png

OS FABRICANTES E OS IMPORTADORES:

Devem manter o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas, recebendo-as dos comerciantes atacadistas e varejistas, assegurando a destinação ambientalmente correta dessas embalagens.

PARTICIPE

Para que o Jogue Limpo seja devidamente gerenciado, foi desenvolvido um sistema que disponibiliza informações exportadas, em tempo real, diretamente das balanças eletrônicas, imediatamente após a pesagem no ato da devolução das embalagens aos fabricantes. Uma das grandes qualidades do Jogue Limpo é sua transparência e rastreabilidade para os órgãos ambientais. Através de senhas recebidas, as agências ambientais podem visualizar a qualquer momento, tanto no município quanto no estado, as informações disponíveis relativas às quantidades de embalagens devolvidas pelos consumidores para o Sistema e enviadas para reciclagem.

JOGUE-LIMPO-MUNDO.png